Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sábado, 13 de agosto de 2011

A experiência de um primeiro velório...

De três coisas eu tenho certeza:

Sim, eu ainda quero trabalhar com isso um dia;

Nada, absolutamente NADA é igual nem de perto da experiência ao vivo;

Enterrar definitivamente NÃO é pra mim.

Confesso, foi um baque. E um baque ainda maior porque você não está vendo um ‘estranho’ ali deitado naquela maca, depois naquele caixão; você está vendo alguém com quem conversava, com quem convivia de uma certa forma.

Mas eu ainda quero trabalhar como legista, e agora sei que realmente não é tão fácil quanto eu pensava. Mas uma opinião eu mantive: trabalhar no IML deve ser duro; mas ser médico sim, que é coisa pra macho.

E se você é daquelas pessoas que gosta de CSI, E.R., filme de terror, reality shows cirúrgicos; que corre pra olhar pela janela quando sabe que acaba de acontecer um acidente... Não se engane: você não está imune nem mais resistente ou mais preparado para uma experiência ao vivo e a cores.

E a experiência do velório pode até ser importante, talvez. Mas decididamente eu quero ser cremada, e gostaria que assim fosse com meus familiares; penso até em começar a plantar essa idéia na cabeça de todos eles.
Porquê? (essa é pra quem acha a cremação algo 'cruel'...)
Simplesmente porque eu acho muito mais cruel a idéia de deixar a pessoa dentro de uma caixa de madeira para apodrecer eternamente. Imaginar que enquanto você está deitado em sua cama, a pessoa está definhando ali onde foi deixada. Ela vai ficar cheia de vermes, e depois serão ossos, que não servirão pra nada. Eu pelo menos não conseguiria conviver com isso; imaginar que deixei alguém ali, pra apodrecer. Todos os dias eu ficaria pensando em como estaria aquela carne pútrida, daquela pessoa que era tão importante pra mim. Enquanto com a cremação, minhas memórias serão mais agradáveis, mesmo tendo que sobreviver a um velório. E as cinzas?! Bom, com certeza eu não as guardaria. Acredito que todos nós temos um lugar que gostávamos de ir pra relaxar, onde esses nossos 'últimos suspiros' ficariam bem melhor.
Me lembro de uma amiga da minha tia, que colocou cinzas no seu jardim, onde nasceram flores lindas.

Agora digam me, essa idéia não é melhor?! Gente, por favor, pensemos.

Sei que existem diversas crenças, algumas bem divergentes a até opostas; eu costumo respeitá-las. Mas em alguns casos, creio que seria melhor pra todo mundo, e menor doloroso, optar pela despedida de uma vez só. Deixe para conversar com a pessoa em seus pensamentos, em suas orações, se você for religioso, seja qual for a sua religião. Essa coisa de Dia de Finados, visitar a pessoa em seu aniversário, só faz com que a dor nunca vá embora. Não que ela desapareça algum dia, mas ela se amortece em seu cantinho, se você deixá-la lá.
São cada vez mais e mais cemitérios pelo mundo, e acabamos prendendo todas essas pessoas à terra, de certa forma.

Bom, eu na realidade também não sei como funciona a burocracia dos preços; não sei qual a diferença, nem se a prefeitura pagaria uma cremação, no caso de alguém que não tem condições ou não estava preparado para aquele momento. Estou aqui só expondo minha opinião, vinda de alguém ainda meio imatura; mas alguém que ainda não perdeu ninguém tão próximo, e está tentando conviver com a idéia de que vai ter que enfrentar isso um dia.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário